sexta-feira, 18 de junho de 2010

Teoria da ação comunicativa

Habermas, preocupado com os conflitos e tensões ocasionados pela pluralidade de eticidades conflagradas na modernidade, defende que há a diferenciação da racionalidade das ações sociais que estabiliza o conflito.

Como assim?

Podemos visualisar isso sob duas perspectivas lógicas.

1."A sociedade moderna se reproduz materialmente porque neutraliza os potenciais de conflito e de dissenso sob a forma de uma ação orientada para o êxito, para o sucesso de produzir mercadorias, de comprar e vender mercadorias segundo regras, de administrar a aplicação das leis segundo critérios impessoais, de assegurar a infra-estrutura necessária para a circulação de bens e pessoas e muitas outras coisas mais". Então, em vez de todos serem considerados sujeitos de opiniões etc, nessa ótica são apenas objetos, que realizam ações para a consecução de fins determinados. Essa lógica possui como ação característica a ação instrumental.

2. Considerando que a lógica instrumental é insuficente para solucionar os conflitos de eticidades, procura-se a discussão racional, livre de impedimentos, na qual as próprias regras da discussão têm de ser estabelecidas pelos participantes. Tem-se a ação comunicativa, que visa o entendimento entre os participantes da discussão. Nesse tipo de ação, quanto mais gente falar, melhor será, pois, conforme Habermas, esse tipo de ação permite a reprodução simbólica da sociedade. 



A ação comunicativa nos leva a pressupor a possibilidade de comunicação não distorcida para que possamos nos comunicar. Se há possibilidade de nos comunicarmos, há também os obstáculos que interferem no processo comunicativo. Essa possibilidade de crítica e de ação para remover os obstáculos à comunicação é simultaneamente a possibilidade de emancipação inscrita nas relações sociais.

Os dois tipos de ação (instrumental e comunicativa) não são encontrados em estado puro e correspondem a domínios da vida social. O domínio que predomina a ação comunicativa é o "mundo da vida". Predominando a ação instrumental, é o "sistema".

Nenhum comentário:

Postar um comentário